top of page

BACALHAU MARINADO

  • arianapelomundofio
  • 5 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Quando penso em bacalhau, é difícil não fazer um dos mil pratos tradicionais portugueses – não é à toa que Portugal é o país do bacalhau. Mas… desta vez, quis inovar (embora seja difícil afastar-me das receitas enraizadas) decidi fazer algo bem diferente, mas o quê?Pela ocasião do aniversário da minha mãe (que adora pratos de bacalhau) decidi procurar ingredientes e modos de preparação de bacalhau, que não fossem típicos (no nosso Portugal!), e comecei por perceber que, normalmente, marinamos uma infinidade de carnes e alguns peixes, mas… bacalhau marinado?! Nunca ouvi falar!! Ele existe, mas não no nosso leque gastronómico (que eu saiba!!). Restava uma questão, marinar bacalhau em quê? Pensei no leite de coco, depois no alho e os coentros. Assim se construiu uma receita, que acompanhei com tomate cereja e batatas salteados. É delicioso…

 

4 postas de Bacalhau demolhado

1 Limão

100 ml Natas

400 ml Leite de Coco

1 colher de café de Noz Moscada

½ colher de café de Pimenta

Sal q.b.

2 dentes de Alho

Azeite q.b.

Farinha de Trigo q.b.

1 colher de café de Caril

1 colher de chá de Garam Massala

2 colheres de chá de Aveia em pó

Coentros q.b.

1 kg Batatas

Tomates Cereja q.b.

 

Numa taça juntam-se as natas com o leite de coco, seguidamente acrescentam-se os dentes de alho derretidos, a raspa de limão, a noz moscada, a pimenta, o sal e o azeite. Mistura-se tudo muito bem, envolvendo-a nas postas de bacalhau. Cobre-se o recipiente e deixa-se marinar por 12 horas em local fresco.

Retira-se o bacalhau da marinada, reservando-a, limpando-o dos excessos, de modo a ficar seco (pode-se utilizar papel absorvente para auxiliar nesta tarefa).

No fim, envolve-se cada posta de bacalhau em farinha e coloca-se numa frigideira com azeite, apenas o suficiente para cobrir o fundo. Leva-se a cozinhar em lume brando, até dourar todas as faces (aconselho a tapar a frigideira).

Coloca-se a marinada num tacho, acrescentando o caril, a garam massala, a aveia em pó e os coentros picados. Leva-se a lume brando até engrossar o preparado.

Dispõe-se o preparado anterior numa travessa e posteriormente as postas de bacalhau. Leva-se ao forno de modo a tostar superficialmente.

Cortam-se batatas às rodelas, levam-se a cozer. Retiram-se quando a água estiver a ferver. Temperam-se com sal e reservam-se.

Aquece-se o azeite numa frigideira e fritam-se as batatas até ficarem douradas.

Salteiam-se os tomates cereja em azeite e sal.

Kommentit


POSTS RECENTES
PESQUISA POR TAGS
ARQUIVO
bottom of page