top of page

ALIMENTOS DESIDRATADOS: Como fazer?

  • arianapelomundofio
  • 12 de dez. de 2017
  • 3 min de leitura

Como combinado na publicação anterior, apresentamos os diversos modos de desidratar alimentos... Escolhemos um alimento: o Tomate, e explicamos passo a passo como desidratá-lo para, posteriormente, o poder utilizar e preparar deliciosas receitas!

Para perceber como fazer a desidratação nos diversos modos, exemplificarei com o tomate...

Quando queremos desidratar tomates é importante perceber que não se poderão colocar a desidratar inteiros (exceto tomates de pequenas dimensões, como os tomates cereja, que mesmo assim demoram muito tempo a desidratar)...

Assim sendo, deve-se começar por lavar os tomates, secando-os muito bem... Cortam-se em rodelas finas ou médias (quanto mais grossas forem, mais tempo demora a desidratar!), voltando a secar a humidade libertada.

Dispõe-se num tabuleiro, se se desejar temperar (esta é a parte em que se pode criar o sabor desejado...), normalmente uso azeite, sal e oregãos (só quando os desidrato/asso no forno a lenha para conservar posteriormente),algumas pessoas também colocam açúcar, para cortar a acidez do tomate. Envolvem-se bem no preparado e colocam-se no tabuleiro ou rede para desidratar...


No desidratador: dispõe-se as rodelas dos tomates nas gavetas/compartimentos, de modo a evitar sobreposições (ajuda na passagem do ar, que permite uma boa desidratação...), fecha-se o desidratador, regulando-o segundo as especificações do fabricante (no meu caso as recomendações indicam a regulação do desidratador com a temperatura de 52ºC, por 8 a 12 horas). É importante ter precaução com alimentos líquidos (por exemplo o azeite), que se adicionem aos ingredientes a desidratar (existem acessórios que permitem colocar líquidos no desidratador), visto haver risco de derrame...


No micro-ondas: cortam-se os tomates em rodelas e temperam-se com sal, dispõe-se num prato de micro-ondas, previamente forrado com papel absorvente... Começam por desidratar na temperatura máxima por 10 minutos. Retira-se o papel absorvente, pressionam-se com um garfo (para sair a humidade em excesso) e coloca-se outro papel absorvente, volta-se a colocar no micro-ondas por 5 minutos na mesma temperatura. Repetem-se estes passos, sucessivamente, até os tomates estarem secos. Por último, viram-se e voltam a desidratar por 2 minutos.


No forno doméstico: colocam-se as fatias dos tomates, com sementes retiradas, num tabuleiro. Colocam-se no forno, que deverá estar na temperatura mínima (varia conforme o fabricante, mas deverá rondar os 50ºC). Devem ser virados de 30 em 30 minutos (quando se usa o tabuleiro não existe circulação de ar). Os tomates deverão estar desidratados passadas 12 a 20 horas. Este processo é moroso e dispendioso (o forno não foi concebido para ser utilizado a tão baixas temperaturas, nem durante tanto tempo…). No fim os tomates devem permanecer dentro do forno desligado, com a porta aberta, de modo a permitir a ventilação.


No exterior ao “sol” (na realidade, embora se chamem sun dried tomatoes, os alimentos não podem ser expostos diretamente à luz solar, mas sim abrigados da mesma): Colocam-se as rodelas de tomate numa rede fina, que permita a passagem de ar. Devem ser tapados com uma rede fina ou musselina, de modo a protegê-los de insetos ou resíduos indesejados…O ideal é desidratar os alimentos em dias quentes, daí sugerir que se faça a desidratação no verão. A rede deve ser colocada no exterior, mas abrigada da luz solar direta. Caso se verifique muita humidade noturna, aconselho a abrigar a rede com os tomates dentro de casa, voltando a colocá-la no exterior, até estarem secos. O tempo médio necessário para desidratar por este método serão 3 a 4 dias.


Seja qual for método escolhido, no fim de retirar os tomates secos dos tabuleiros/redes deverão ser colocados em vácuo ou conservados em azeite.

Caso se comece a notar humidade dentro dos frascos ou os tomates ganhem bolor, é sinal de que não estão bem desidratados, devendo voltar a secar…


Comments


POSTS RECENTES
PESQUISA POR TAGS
ARQUIVO
bottom of page