top of page

CARIL

  • arianapelomundofio
  • 8 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

O Caril é uma das minhas misturas de especiarias preferidas… A designação Caril tem uma dualidade de significados, podendo ser um prato de carne/ peixe/ marisco ou legumes cozinhado num molho de especiarias, ou uma combinação de especiarias. É desta última que vamos falar… Caril em pó!

 

O caril consiste numa mistura de especiarias, mas para além disso incorpora muitos outros alimentos reduzidos a pó (por vezes torna-se difícil de acreditar que uma colher de chá de pó dourado reúne tanta riqueza de sabores).


Na India, uma mistura de especiarias denomina-se Garam Masala, daí o Caril constituir uma dessas misturas. As misturas de especiarias variam conforme as regras estabelecidas culturalmente. Assim sendo, a constituição do caril altera conforme os produtos autóctones, o clima da região, a religião de quem o confecciona, entre outros aspectos…Por exemplo, o nível de picante do Caril varia conforme o clima da região onde é preparado, assim quanto mais quente for o clima, mais picante é o Caril. Exemplo disso são as regiões de Caxemira e Goa. No norte da India, em Caxemira o Caril é mais suave, por outro lado, torna-se muito picante nas regiões do sul, como Goa.


Para a preparação do Caril, é necessária uma panóplia de ingredientes: farinha de arroz, camarões secos, sementes de mostrada, bagas de coentros, sementes de cardamomo, água de rosas, amendoins, amêndoas, pistácios, arroz, molho de soja, grãos de romãs secos, piri-piri seco, canela em pau, cominhos em pó, malaguetas picantes frescas, coco, curcúma em pó, rizoma de gengibre, folhas de louro, manga, salsa, limão, tamarindo e hortelã. Esta mistura pode ser picada ou moída num almofariz, tendo de ser usada com alguma celeridade, visto ser uma mistura de produtos secos e frescos…


Aqui em casa, costumamos utilizar muito Caril, tanto na confecção de carnes e peixes, como nos molhos. Dá um toque (deliciosíssimo) exótico aos alimentos, quando conjugado com natas, leite de coco ou frutos exóticos, como a manga ou ananás… Atualmente o que utilizamos tem mais quantidade de cominhos, tendo um sabor acentuado, mas pouco picante. Ainda não conseguimos fazer a mistura de caril original, devido à falta de acesso aos produtos autóctones, utilizados na India (mas tudo a seu tempo)... Mesmo assim, conseguimos alguns Caris que tentam reproduzir o sabor dos originais, aliando a praticidade de se poderem conservar…


Posts recentes

Ver tudo

Comments


POSTS RECENTES
PESQUISA POR TAGS
ARQUIVO
bottom of page