ATUM CREMOSO
- arianapelomundofio
- 28 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Cá em casa o Atum Cremoso é uma criação da minha irmã, que também possui exclusividade na sua preparação.
Na realidade, acredito que a dedicação e rigor que ela, normalmente, aplica (habitualmente nos doces), fazem deste ritual, uma refeição soberba…
O creme que intermeia o puré de batata é tão cremoso e aromático, que faz com que estes se confundam. Os pedaços de ovo, atum e cenoura conjugam bem com a cremosidade dos outros elementos… O béchamel confere um toque especial no topo deste prato! É excelente para apreciadores de empadões, mas também para todos os que acham que o empadão deve levar mais elementos “mastigáveis”…

5 Cebolas médias
2 Cenouras
3 dentes de Alho
Sal q.b.
Azeite/Óleo do atum q.b.
1 colher de sopa de Margarina
Pimenta q.b
Piripiri q.b.
½ colher de sopa de massa de Pimentão
380 g de Atum
5 Ovos cozidos
Béchamel q.b.
Puré de 8 Batatas médias
Pão Ralado q.b.
Queijo Parmesão q.b.
Começa-se por descascar as batatas, cortam-se em cubos e colocam-se a cozer.
Para o refogado de atum, começa-se por picar as cebolas para uma frigideira, derretem-se os alhos, acrescentando o azeite, a margarina e o sal. Leva-se ao lume e deixa-se frigir. Adicionam-se as cenouras raladas, a pimenta e se necessário, um pouco de óleo de atum. Quando as cebolas estiverem transparentes adiciona-se o atum, o piripiri e a massa de pimentão. Deixa-se refogar mais um pouco.
Num tacho colocam-se os ovos a cozer. No fim de cozidos, descascam-se e colocam-se no refogado aos pedaços. Envolve-se tudo.
Estando tudo feito, pode-se proceder à montagem. Num pirex, começa-se por colocar metade do puré, depois metade do refogado de atum e metade de béchamel. Depois repete-se o processo novamente e, por fim, polvilha-se com queijo parmesão e pão ralado. Leva-se ao forno a 200ºC, de modo a gratinar.

コメント