top of page

ERVAS AROMÁTICAS

  • arianapelomundofio
  • 5 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Ah as ervas aromáticas... Uma maravilha da natureza que enriquece, sem qualquer dúvida, os nossos alimentos, das sopas às saladas, passando pelas carnes e peixes, não esquecendo as sobremesas e bebidas. Não podia deixar de falar sobre elas!!!

 

As ervas aromáticas são essenciais (para mim) na cozinha… Frescas ou secas são importantes, no que toca ao enriquecimento do sabor dos alimentos.

O tomilho é o meu preferido, mas existem no mercado várias ervas disponíveis: salsa, aipo, louro, cebolinho, orégãos, entre outras.

As ervas podem ser utilizadas de várias maneiras: durante a confeção dos alimentos ou no fim, de modo a aromatizar os alimentos.

Deixo aqui algumas sugestões de ervas e respetivas ligações aos alimentos. Importa perceber que cabe a cada um de nós a exploração das ligações que mais nos agradam.

Nas sopas, a salsa, o cerefólio, o cebolinho, o aipo, os coentros, o estragão e o funcho ficam deliciosos.

No peixe, a salsa, o cerefólio, o estragão, o tomilho, o endro, a erva-príncipe, os orégãos e o funcho enriquecem muito.

Para a carne sugiro o louro, o alecrim, a salsa, a sálvia, o estragão, o tomilho e os orégãos. Normalmente, combino carnes de sabor forte (vaca, cabrito, borrego) com ervas fortes (sálvia, louro, alecrim).

Para os vegetais/saladas sugiro os orégãos, o manjericão, o endro, os coentros, a salsa e o cebolinho, são deliciosos!

Para a confeção de molhos e manteigas sugiro a salsa, o estragão, o cebolinho, o funcho, o aipo e a hortelã.

Para enriquecer as omeletes aconselho a utilização de salsa, estragão, cebolinho, cerefólio, hortelã e coentros.

Embora não seja usual o uso frequente das ervas aromáticas na nossa pastelaria diária, estas enriquecem-na de forma soberba. Algumas das ervas que poderão dar um toque especial às sobremesas: hortelã, hortelã-pimenta, louro e a erva-doce.

Nos chás e bebidas em geral aconselha-se o uso da camomila, hortelã, lúcia-lima, hortelã-pimenta, erva príncipe, entre outras…

Importa perceber que as ervas poderão ser utilizadas isoladamente, contudo é muito divertido combinar diferentes ervas aromáticas.

Para os mais reticentes, existem combinações já elaboradas e bastante conhecidas por todos, disponíveis no mercado…

Pessoalmente, prefiro consumir e utilizar nas receitas ervas frescas, tendo um sabor diferente, aquando comparado com as ervas secas, mas igualmente delicioso…

Existem várias formas de preservar as ervas aromáticas, podendo ser secas ao ar (escurecem um pouco, mas são igualmente deliciosas) ou desidratadas (mantém a cor das ervas), congeladas em azeite (basta picar as ervas, envolver em azeite e congelar num recipiente para o gelo), colocar ervas em azeite ou vinagre (daí resultam os azeites e vinagre aromatizados) …

Posts recentes

Ver tudo

Comments


POSTS RECENTES
PESQUISA POR TAGS
ARQUIVO
bottom of page