MATOUTOU DE CRABE
- arianapelomundofio
- 1 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Nas ilhas da América Central, particularmente nas Antilhas, o dia de Páscoa é celebrado com um prato chamado Matoutou de Crabe ou Matété, como é conhecido na Martinica. Sendo um prato costeiro não podia deixar de ser feito com o que o mar tem de melhor… Esta especialidade é feita à base de caranguejos e acompanhado com arroz. Um prato extremamente delicioso com cheirinho a verão!!!

10 Caranguejos frescos
5 Alhos
1 Cebola
Mistura de Pimentas q.b.
Óleo q.b.
2 Limões
Sal q.b.
Óleo q.b.
1 ramo grande de Salsa
1 ramo de Cebolinho
2 Tomates pelados e sem sementes
4 Cravinhos
Tomilho q.b.
1 folha de Louro
2 colheres de chá de Caril
1 Malagueta
Numa taça, colocam-se os caranguejos, cortados na parte inferior e com as pinças levemente abertas (com um martelo ou quebra nozes), o sumo dos limões, as pimentas, o sal e dois alhos esmagados. Deixam-se repousar por 10 minutos.
Num tacho, coloca-se o óleo, a cebola picada e os restantes alhos esmagados. Deixa-se refogar levemente, acrescentando os caranguejos com a marinada. Fritam durante 10 minutos. Acrescentam-se os tomates em cubos e refoga-se por 5 minutos. Adicionam-se os cravinhos, o louro, o tomilho, a salsa picada, o cebolinho picado, a malagueta e o caril. Volta-se a refogar por 10 minutos até o molho engrossar.
Este prato acompanha-se com arroz, sugiro que se retirem os caranguejos e se adicione o arroz, bem como a água suficiente para o cozer no refogado do Matoutou.

Kommentare