MIGAS À ALENTEJANA
- arianapelomundofio
- 19 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
As Migas vindas do Alentejo, uma verdadeira delícia campestre... Um prato extremamente delicioso e simples! Os segredos? Uma vinha de alhos que envolve a carne e ainda se utiliza para fritar as fatias finíssimas de pão alentejano! E, claro, muitos coentros e alhos à boa moda alentejana...

1 Kg Entrecosto
2 dl de Vinho Branco
1 Pão rústico tipo alentejano
2 folhas de Louro
9 dentes de Alho
2 colheres de sopa de Pimentão
1 malagueta
0.5 l de Água
Azeite q.b.
Sal q.b.
Ramo de Coentros
Coloca-se a carne em vinha de alhos por 3 horas: vinho, 5 dentes de alho em pedaços, louro, pimentão e malagueta.
Numa frigideira coloca-se um pouco de azeite, a carne e a vinha de alhos. Deixa-se cozinhar até alourar, sem deixar secar o molho. Retira-se a carne e reserva-se.
Corta-se o pão em lascas finas e coloca-se na frigideira, acrescentando ao molho um pouco de azeite, os coentros e os restantes alhos picados. Deixa-se fritar até alourar. Acrescenta-se a água, deixando-a evaporar. Esta mistura deve ficar ligeiramente húmida. Retira-se do lume.
Coloca-se a mistura do pão sobre uma película aderente, dando-lhe o formato de um cilindro. Leva-se ao frigorífico por 1 hora.
Quando estiver com mais consistência retira-se a película e corta-se em rodelas e colocam-se a fritar num pouco de azeite. Deixam-se dourar em ambos os lados e retiram-se do lume.
Servem-se as rodelas de migas com a carne de vinha de alhos. Polvilha-se com coentros.

Comments