ACARAJÉ COM VATAPÁ
- arianapelomundofio
- 17 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
O Brasil é um país extremamente rico, e a sua gastronomia pode comprová-lo… Na verdade, para mim escolher um prato brasileiro torna-se uma tarefa penosa (são tantos e tão deliciosos), mas sendo necessário optei por começar com uma (uma não, duas ou três!) receita baiana! Quem foi à Bahia, sabe que existem umas barraquinhas, onde as baianas (muitas delas trajadas a rigor: saia rodada de richelieu, camisu decorado com bordados portugueses, calçolão, bata, ojá, que é posta na cabeça, e fios de contas, pulseiras, anéis e brincos) e seus tabuleiros, vendem especialidades envoltas em esoterismo. A Bahia é uma região muito ligada aos orixás, que, acredita-se, que escolhem e concedem dons às mulheres para fazer os acarajés, que as baianas preparam durante horas, para depois serem vendidos recheados com vatapá, camarão seco, salada e molho de pimentas. Mas nas suas barraquinhas existem muitos mais manjares dos deuses…Devo confessar que, depois de fazer esta receita, fiquei a admirar ainda mais estas mulheres, que se esforçam tanto para criar estes bolinhos e tudo o que os acompanha. É uma receita que exige algum tempo, por parte de quem a confeciona, mas o resultado é algo extremamente diferente e delicioso…

Acarajé
½ kg. Feijão-frade
2 l. Água
1 Cebola
1 l. Azeite de Dendê
Vatapá de Camarão
125 gr Camarão seco
500 ml. Leite de Coco
40 gr. Caju
40 gr. Amendoim
Salsa q.b.
Coentros q.b.
1 Tomate
1 Cebola
2/3 chávena de Azeite de Dendê
¼ colher de Azeite
2 Pães
Sal q.b.
¼ colher de sobremesa de Gengibre ralado
Molho de Pimentas
2 colheres de Azeite de Dendê
1 Cebola
7 Pimentas de Malagueta
1 colher de chá de Gengibre ralado
Sal q.b.
O vatapá inicia-se colocando no liquidificador os amendoins, os cajus e ½ da quantidade dos camarões. Bate-se tudo. Coloca-se o pão a demolhar no leite de coco. Junta-se à mistura anterior. Acrescentam-se as ervas e pica-se tudo.
Numa panela coloca-se o azeite, o óleo, o tomate picado, a cebola picada e o gengibre ralado. Frita-se.
No fim de frito, acrescenta-se a mistura preparada no liquidificador e os restantes camarões. Leva-se ao lume, mexendo sempre, de modo a evitar a formação de grumos, até ficar cremoso.
Para preparar os acarajés é necessário deixar o feijão-frade de molho por 12 horas. No decorrer desse tempo, devem-se esfregar os feijões, de modo a retirar todas as cascas. No fim de o feijão estar sem cascas, coloca-se num liquidificador, com a cebola e sal. Bate-se tudo até ficar cremoso. Verte-se a mistura para uma taça e bate-se com uma colher de pau, fazendo movimentos ascendentes, de modo a ficar com aspecto de claras em castelo.
Leva-se o preparado ao congelador, durante 1 hora. Bate-se de novo, até o preparado ficar fermentado.
Coloca-se o azeite numa frigideira a aquecer e fritam-se bolinhas do preparado anterior, auxiliando-se de duas colheres para as formar. Retiram-se quando estiverem totalmente douradas.
O molho de pimentas consiste numa mistura de cebola picada, pimentas malagueta picadas e gengibre, fritos em azeite. Tempera-se com o sal desejado.
O vatapá, normalmente, serve para rechear os acarajés, ainda quentes, acompanhado de tomate picado, molho de pimentas e camarão.

Comments