top of page

FIORI DI ZUCCA RIPIENI

  • arianapelomundofio
  • 19 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Adoramos utilizar flores comestíveis nos nossos pratos. Uma flor deliciosa, que a minha mãe faz de inúmeras maneiras é a flor de abóbora. Na Itália usa-se a flor de abóbora nas saladas, nas massas, fritas em polme, recheadas,…Felizmente, estes hábitos têm vindo a viajar e permitem-nos experimentar deliciosas criações. Uma das minhas versões preferidas da Flor de Abóbora (Fiori di Zucca) é a recheada (Ripiene). O recheio utilizado é típico da província de Lázio, podendo ser usado de outras formas (divide-se em porções e, depois de formar pequenas bolas, fritam-se...). A minha irmã criou um molho delicioso, que une natas, tomilho e alho… Prefeito para acompanhar com batatas fritas (como é típico nas grandes cidades, como Roma...)!


 


10 Flores de Abóbora


Recheio


500 g Carne de Porco picada

100 g Queijo Parmesão

100 g Azeitonas

1 Ovo

1 Cebola

4 Alhos

250 g Pão duro

Farinha q.b.

Salsa q.b.


Molho


½ pacote de Natas

1 dente de Alho

Tomates desidratados em azeite q.b.

Orégãos q.b.

Piri-piri q.b.

Pimenta q.b.

Azeite q.b.

Sal q.b.


Panar


Farinha

Ovo


 

Lava-se o interior de cada flor, com muito cuidado (as flores são bastante frágeis), reservam-se.


Numa taça, junta-se a carne picada, o parmesão ralado, as azeitonas picadas, a cebola picada e o alho derretido. Amassa-se bem. Retira-se a côdea do pão e demolha-se o miolo, num pouco de água. Aperta-se, de modo a retirar o excesso de humidade. Desfaz-se o pão, juntando-o ao preparado anterior, acrescentando o ovo e a farinha. Amassa-se de novo, até ficar com uma textura homogénea.


Com o auxílio de uma colher de sobremesa, recheia-se cada flor até meio. Seguidamente, cruzam-se as pétalas, de modo a fechar a flor, tapando o recheio.

Passa-se por ovo e farinha, colocando-as a fritar em azeite, previamente aquecido.


Numa frigideira, colocam-se os alhos derretidos e os tomates desidratados picados a fritar num pouco de azeite. Acrescentam-se os temperos e os orégãos. Por fim, colocam-se as natas, mexendo até ficar com a textura desejada.


Servem-se as flores regadas com o molho e acompanhadas de salada de rúcula.

Comments


POSTS RECENTES
PESQUISA POR TAGS
ARQUIVO
bottom of page