GASTRIQUE
- arianapelomundofio
- 30 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Adoro Gastrique, seja de framboesa, limão ou laranja... Daí fazer questão de divulgar um pouco mais acerca desta redução tão deliciosa!!! Perfeita para enriquecer os pratos de carne, saladas,...

A união de elementos ácidos, como o vinagre ou vinho, com elementos doces, como fruta, açúcar ou outro ingrediente doce. Tudo isto deve ser reduzido, podendo ser enriquecido com ervas aromáticas ou pedaços de fruta, por exemplo.
Gosto de experimentar diferentes ingredientes nos gastriques, sendo bastante interessante saborear a união agridoce das variadas combinações!
Agrada-me em particular o gastrique de tomate e o de framboesa, acho que acompanham bem com carnes. Normalmente só acrescento o gastrique ao suco da carne no fim da preparação ou rego a carne no momento de servir.
Não há limites para usar o gastrique: é delicioso na carne, em peixes, mariscos, saladas e até sobremesas (gosto em particular do gastrique de limão em sobremesas)!
Deixo uma das receitas que utilizo para a preparação do gastrique de limão:
2 Limões
1 ½ copo de Açúcar
¼ copo de Água
1 ½ Vinagre de Vinho Branco
Sal q.b.
Numa frigideira coloca-se o açúcar e a água. Leva-se ao lume e deixa-se começar a caramelizar, até ficar dourado.
Nesta fase acrescenta-se o vinagre (ter especial cuidado e não inspirar o vapor, nem olhar diretamente, aconselhando a proteção dos olhos, bem como o uso do exaustor), deixar ferver até reduzir para metade.
Adicionar a casca do limão e deixar ferver 2 minutos. Neste ponto a mistura já estará mais espessa, acrescentar, por fim, o sumo de limão. Ferver 2 minutos. Filtrar a mistura e temperar com uma pitada de sal.
Normalmente, conserva em vácuo, contudo se não estiver em vácuo aconselho o armazenamento no frigorífico durante 1 mês.
Comentários